Queridos Amigos
Escrevo à vocês para comunicar que estou em cartaz no SESC Iracema com a peça "Três Irmãs" de Anton Tchekhov. Ele é autor russo da virada dos séculos XIX para XX. A história se passa numa cidade do interior da Rússia muito fria. Destaca-se um família de quatro irmãos, sendo três irmãs e um irmão todos filhos de um general. Com a morte do pai, os irmãos passam a desejar o retorno para sua vida em Moscou, cidade onde nasceram. A vida naquela cidade provinciana gelada e longe de tudo que é moderno, culto, sofisticado e feliz aos olhos dos irmãos, vai se tornando cada vez mais insuportável. Mas, as suas vidas vão trançando amarras na província. A peça nos faz muitas perguntas sobre o que é a nossa vida e por quê vivemos? Ela é fruto de nossa construção? Ou será de um destino? Será que o que fazemos nos prepara realmente para vida? A cultura e a erudição nos faz forte? Para que serve a cultura, e para que aprendemos algo? Aprendemos para nós ou para o mundo? Uma das reflexões que esta peça me faz é a seguinte: a cultura enquanto instrumento de distinção social e a serviço da vaidade, nunca servirá para libertar o homem e poderá inclusive até fazer dele um tolo, um alienado. Desconectado da vida real não saveremos dialogar com a vida e com as pessoas. Esta peça me ensinou que a cultura que colhemos e cultivamos é para alimentar o nosso espírito para receber o outro e não para nos sobrepormos a ele.
Queria muito que vocês todos fossem assistir a peça, pois este autor é um autor muito importante para a literatura mundial, para a literatura dramática e para a revolução do trabalho do ator vivida no século XX, que é o naturalismo. Tchekhov inaugura o realismo em cena. Antes o teatro era de estrelas viciadas em sua própria vaidade, de tal forma que o palco era apenas um espaço para o exibicionismo. Tchekhov coloca em cena pessoas comuns, ricas e pobres, e as trajetórias de um heroismo anônimo. Destaca o diálogo cotidiano e nos revela o quanto denso pode ser ele, ou seja, mostra como por detrás de cada palavra ou numa frase simples do dia-a-dia, como : - Por favor me dê um copo d'água. - podem estar escondidas outras palvras e muitos sentimentos. Tchekhov é para assisstir olhando no olho do ator, capatando cada respiração sua, lendo seus gestos mínimos e principalmente aprendendo ler o que diz o seu olhar. Aprendemos com o passar do tempo que muito se fala quando se está em silêncio e que dependendo da forma que se diga uma frase a gente pode estar falando mais do que as palavras estão dizendo.
A peça acontece no SESC Iracema todos os sábados e domingos de março, menos no dia 27. No sábado será sempre as 20:00 e nos domingos as 19:30. A peça dura 2:30.
Digam o dia em que vocês poderão assistir que eu conseguirei duas cortesias.
Para crianças esta é uma aventura artística e intelectual. É possível que eles gostem e fiquem até o fim. Temos tido crianças na platéia. Elas são poucas mas tem se comportado muito bem, pois assistem tudo até o final, a não ser uma menininha de 4 anos que dormiu nos braços do pai.
Bjão
Ecila