
Desde janeiro de 2007 o ator cearense Carlos Façanha vem desenvolvendo uma pesquisa sobre o método de Constantin Stanislavski e sua relação com a dramaturgia de Anton Tchekhov. Durante quase dois anos consecutivos estagiou na Academia de Arte de Moscou, tendo como mestre o professor e diretor, hoje decano da instituição, Valentin Teplyakov. Graças a sua obstinação e seu zelo com o fazer teatral, Carlos trouxe para o Estado do Ceará, pela primeira vez, o professor Valentin, considerado um dois maiores diretores teatrais da atualidade. O curso, que durou três semanas, foi realizado em agosto de 2008, e ensejou a criação de uma equipe que tinha por objetivo o detalhamento do texto “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov, baseando-se no método de Constantin Stanislavski.
A ligação de Tchekhov e Stanislavski é bem conhecida. É importante registrar que a primeira peça de Tchekhov, “A Gaivota”, que o resgatou como dramaturgo e o alçou à categoria de gênio, foi montada pelo jovem Stanislavski e o não menos genial Dantchenko. A encenação de “A Gaivota”, em 1898, inaugura uma fase revolucionária do teatro ocidental, o “realismo”.
A despeito, porém, do reconhecimento da genialidade destes dois grandes homens do teatro, há uma má informação do que seja realmente o trabalho do ator sob a ótica de Stanislavski e a obra de Tchekhov. Passadas tantas décadas eles continuam sendo mal compreendidos, e, portanto, pouco palatáveis ao grande público.
A montagem de “As Três Irmãs”, espetáculo que está sendo idealizado pelo Grupo Gets, solidificará o grupo de pesquisa atento à missão do fazer teatral, a elevação do espírito humano, materializada através da construção de personagens densos que conseguem sobreviver às intempéries e tragédias da vida mediante a força de sua paixão e de seu trabalho. Acreditamos que esta é a grande lição da obra de Tchekhov e do método criativo de Stanislavski, e temos por objetivo compartilhar os frutos de nossa pesquisa com o público.
A ligação de Tchekhov e Stanislavski é bem conhecida. É importante registrar que a primeira peça de Tchekhov, “A Gaivota”, que o resgatou como dramaturgo e o alçou à categoria de gênio, foi montada pelo jovem Stanislavski e o não menos genial Dantchenko. A encenação de “A Gaivota”, em 1898, inaugura uma fase revolucionária do teatro ocidental, o “realismo”.
A despeito, porém, do reconhecimento da genialidade destes dois grandes homens do teatro, há uma má informação do que seja realmente o trabalho do ator sob a ótica de Stanislavski e a obra de Tchekhov. Passadas tantas décadas eles continuam sendo mal compreendidos, e, portanto, pouco palatáveis ao grande público.
A montagem de “As Três Irmãs”, espetáculo que está sendo idealizado pelo Grupo Gets, solidificará o grupo de pesquisa atento à missão do fazer teatral, a elevação do espírito humano, materializada através da construção de personagens densos que conseguem sobreviver às intempéries e tragédias da vida mediante a força de sua paixão e de seu trabalho. Acreditamos que esta é a grande lição da obra de Tchekhov e do método criativo de Stanislavski, e temos por objetivo compartilhar os frutos de nossa pesquisa com o público.